sábado, 29 de outubro de 2016

Acenda a luz!

     A todo momento estamos pedindo por "sinais" que nos guiem um caminho correto porque sozinhos não conseguimos mais enxergar a "luz no fim do túnel". Com certeza também ja ouvimos que é uma questão de "querer enxergar". Eu realmente concordo com isso.
   Todas as situações em que nos envolvemos possui uma saída, no entanto nem sempre é a melhor e pode nos deixar mais pedido do que antes. A questão é: até quando você vai se prender no labirinto que existe dentro de si? Todas as respostas, todas as luzes no fim do túnel, estão mais perto do que possamos imaginar, elas estão em nós mesmas. Aquele sinal a que tanto pedimos é a nossa voz da consciência gritando "pare, idiota", "vá e corra a trás de seus sonhos" ... 
     Infelizmente, o medo e o orgulho podem nos impedir de dar o primeiro passo, e por isso continuamos sempre pedindo respostas e esperando a luz brilhar magicamente até na saída de emergência. Mas, acorde, isso só vai acontecer quando você estiver pronto. Afinal, o interruptor da luz é a sua força de vontade - seguida de ação. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Naqueles traços de mulher...

Quem um dia saberá
O que se passa no coração,
da menina,
ao virar mulher.

O que muda.
O que não.

Será que ela sabe
que a hora de crescer chega?
Não sabe. Mas sente.

Sente cólica, frio na barriga.
Sente medo, vontade, prazer.
Sente tudo e nada.

Deixa ela ser.  Deixa ela ficar.
Deixa ela estar e se transformar.




terça-feira, 4 de outubro de 2016

Sentimentos foram feitos pra serem sentidos


                                                              Engole esse choro, menino!

     Quantas vezes não escutamos isso de nossos pais/avós/responsáveis? Quantas vezes fomos reprimidos por estamos tristes ou chateados com algo que nos ocorreu? Inúmeras, penso eu. Comigo foi assim a vida toda, principalmente porque eu sou chorona, então imaginem ... Acontece que quanto mais tentam reprimir nossas tristezas, mais forte elas se tornaram, e fica mais difícil se superar. Eu realmente não acredito que alguém consiga enfrentar diversas situações e guardá-las consigo e digeri-las sozinho sem nenhuma sequela. É como um aspirador de pó que você nunca troca o saco, ele vai enchendo enchendo e uma hora, na sua capacidade máxima ele para de funcionar, faz função reversa ou explode, muitas vezes prejudicando todo o funcionamento do aparelho. Pode parecer uma metáfora boba, mas é assim que vejo acontecer com as pessoas que não se expressam e não se permitem sentir suas dores. Sofrer faz parte da evolução do ser humano. Devemos sentir os pesares, não é algo fácil mas é necessário. Só assim podemos seguir adiante com a mente tranquila de que"os fantasmas do passado" não retornarão. Se liberte de suas tristezas transformado-as em aprendizados para a alma. 
     Não só os maus sentimentos, mas algumas pessoas costumam esconder também os bons. Principalmente amor e gratidão. Este porque muitos sentem orgulho ou se envergonham de admitir que um dia precisaram de outra pessoa na realização de algo. Aquele pelos mesmos motivos, orgulho e vergonha. Muitas vezes os indivíduos se sentem intimidados q revelar seu amor por receio da reação do amado. Ou sentem orgulho gigantesco que ultrapassam as barreiras do bom sentimento, é "mais fácil" continuar sozinho do que admitir tal amor. Afinal, orgulhosos creem piamente não necessitar de ninguém em suas vidas para ajudá-los em qualquer coisa que seja. As vezes possuem até mesmo um sentimento de superioridade. 
     Talvez tais características venham do espírito, ou talvez foram apreendidas nessa encarnação, pois na sociedade em que crescemos demostrar sentimento e sinônimo de fraqueza (e aí vemos a alma retroceder). Em todo caso, busque se expressar. Choro não é sinônimo de fraqueza. Amar não é sinônimo de dependência. Sinta e viva. Buscando sempre respeitar e tratar o próximo como gostaria de ser tratado. Evolua como espírito imortal, e então permitir-se sentir tornará algo mais simples. 

domingo, 2 de outubro de 2016

O Lar

     Algumas músicas nos dizem que lar é a nossa mente, não importa aonde estamos. Outras dizem que lar não é simplesmente o lugar que você vai dormir, comer, mas o lugar onde seu coração está fixado, é pra onde vai quando você descansa realmente o peso do mundo.
     Fiz de você meu lar. Mas recebi ordem de despejo de minha morada. E agora, sem teto, preciso pegar minhas tralhas e pedras e com elas construir um novo lugar. Ninguém disse que seria fácil viver de aluguel, mas em tempos de crise os preços começam a ser altos demais e eu não possuía o suficiente pra me manter em dia. 
     Quem sabe algum dia eu volte a ter condições de retornar ao lugar que um dia chamei de lar. Não de aluguel, mas "financiando" ou pagando a vista e possuir algo pra mim. De forma melhorada. Tanto eu, quanto ele - o lar.


sábado, 1 de outubro de 2016

Evoluir só depende da sua vontade

     Criaturas vêm à Terra a fim de evoluir. Cotidianamente passamos por diversas experiências e nelas erramos, falhamos, nos redimimos, acertamos ... Um infinito ciclo entre o nascimento e o desencarne. A cada vida nós aprendemos, esse é o propósito de renascer. Quando a passagem terrena não é "suficiente" ou deixamos assuntos mal resolvidos, para cá voltamos buscando "aparar as pontas", alforriar das amarras ou ajudar um espírito amigo. São diversas as missões existentes, e devemos reconhecê-las e cumpri-las com abnegação. Pois nosso Pai jamais coloca sobre ombros pesos que eles não suportariam.
     Como somos "frutos do meio", encarnamos puros, mas nos transformamos e perdemos a ingenuidade ao longo do percalço. É algo normal. Mas, por sermos seres possuidores de intelecto é necessário que voltemos nossos olhos e corações para as palavras Divinas. Ser caridoso com desinteresse ("Que sua mão esquerda não saiba o que dá a vossa mão direita") e não desejar ser colocado em um pedestal por isso é um dos primeiros passos. O orgulho pode nos cegar. E é difícil cumprir essa missão longe de Deus, pois somente a renovação da fé nos lembra do porque de nossa caridade.
     Os seres são capazes de vencer seus defeitos, remodelar os maus hábitos, florescer nossas almas para enfim alcançar a evolução espiritual. É inerente ao homem buscar a melhoria. Aquele que não o faz pode esquivar-se por dois motivos. Primeiro, por não possuir clareza ou auxílio (que é o menor dos problemas). Segundo, por ser levado pela falsa ideia da impossibilidade de reestruturação de sua natureza, ou usar tal desculpa para "fugir" da mudança (por medo ou acomodação); existem até mesmo aqueles que culpam forças divinas ou o "destino".
     É preciso ter consciência que a mudança parte SEMPRE do sujeito quando este sente a necessidade de tal metamorfose. Somente ele (e por ele) poderá escrever um novo rumo para sua vida terrena, visando um fim diferente, já que é fato para todos que o passado se foi, bem como as coisas que nele aconteceram não poderão ser modificadas ou esquecidas. O que nos cabe é redenção, perdão (a si e aos outros) e aprendizado e, a partir de então, caminhar em uma nova estrada, renovada e evoluída.
     Como diria Chico XavierNinguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.”  Não fuja da mudança que sua alma necessita. 

- Texto baseado nos ensinamentos do Evangelho segundo o Espiritismo, capítulos 9 e 10.
     

Não esperar de alguém aquilo que você já possui de forma linda

     A gente perde tanto tempo de nossas vidas esperando que alguém nos ame, e nos esquecemos que o melhor amor é o próprio. Nos desesperamos por um elogio qualquer, ao passo que é tão simples se olhar no espelho e, sim, se achar MA-RA-VI-LHO-SO! Não espere uma declaração, não espere nada de ninguém. Seja franco com sigo mesmo. Seja feliz com quem é. E não se importe se os outros vêem ou reconhecem o que há de melhor em você. Sendo direta: viva.
    Esperar de outro é dependência, e quem muito depende sempre é deixado no esquecimento. Seja autossuficiente no que se refere à autoestima. No mais, não se esqueça que estamos nesse planeta por simples motivos: amor ao próximo e caridade. 

E esse título que não faz sentido? Pra quê um blog sem visibilidade?

    Sim, o nome é estranho e a primeira vista causa confusão mental. Mas, sendo sucinta, todos os humanos, todos os animais, a natureza e tudo que construímos são vistos pela sociedade (como um todo) como moedas de troca. Pessoas sentimentais, apesar de saberem disso ( e nem sempre acreditar ou concordar), costumam ter reflexões mais profundas - e sofridas - acerca da comercialização de vidas. Prova viva disso sou eu, e talvez você também.
   O que eu quero com isso? Poder expressar livremente meus pensamentos e reflexões cotidianas. Que, confesso, são muitas, e algumas até sem sentido. Mas, a gente sabe que ficar postando textão em redes sociais, como facebook, não é agradável para a maioria das pessoas (apesar de meus amigos sempre comparecerem eu meus posts curtindo e comentando haha S2). Aqui, virão apenas aqueles que realmente desejam acompanhar meus escritos, e quem sabe eu não possa conhecer pessoas novas e por aí vai...
     Todo ser humano passa por desastres e decepções ao longo de sua vida. O que os diferencia são as diversas formas como cada um lida com os resultados de tais fatos. Alguns se vitimizam, multiplicam o peso acontecido e ficam imóveis até que alguém os retire daquele estado. Outros preferem "esquecer" e carregar o fardo sozinhos, mas todos sabemos que fardos acumulados se tornam insustentáveis e, então, desabam sobre quem os carregam. Existem aqueles que enfrentam de cara, de peito aberto, se esgotam, e posteriormente tiram um tempo para se recompor. 
     Na realidade, existem multi formas de reagir a algo, mas creio que estas sejam as mais comuns. Nós, os sentimentais, independente da maneira que optamos por enfrentar nossos dilemas diários, no fim de tudo sempre levamos um pedaço daquilo para o resto de nossas vidas. Seja como uma dor incessante, como um rancor, como um aprendizado (ponto de partida para a evolução). 
     Disso, muitos já sabem. Não vim trazer tantas novidades. Aliás, vim fazer um apelo, a você que seja (ou não) profundamente emotivo: não carregue consigo os fardos. Cotidianamente necessitamos escalar montanhas, pular de prédios, nos esquivar, esconder... E todas essas ações carecem sutileza e, como ser leve se carregamos todos os mais intensos sentimentos, abismos dentro de nós? 
    Comumente, dói mais deixar algo partir do que manter aquilo que te faz sofrer ao seu lado. Mas, devemos pensar a longo prazo. Será que, daqui alguns dias ou meses, anos, descarregar algo de nossa "mala" realmente doeu tanto assim? O medo do arrependimento nos acompanha e paira sobre nossos corações - normal. Mas vem a clássica questão, você prefere se arrepender de algo que não fez ou pela tentativa?
     Indo ao ponto. Sempre que passar por uma dificuldade, independente do modo que escolha enfrentá-la, no final tenha como hábito transformar os sentimentos em aprendizados e levá-los consigo apenas por esses motivos. Não carregue mágoas que possam futuramente se transformar e rancor e daí causarem sérios danos à saúde emocional, física e da alma. Seja leve, mas jamais se esqueça dos conhecimentos adquiridos. Estes sim são "pesos" que valem a pena carregar.